Seja a melhor opção na busca por ofertas de emprego

A concorrência na busca por ofertas de emprego não é nada fácil, as vezes chega a ser desanimador, não basta simplesmente pegar um currículo pronto para preencher no Word e enviar para conseguir o trabalho perfeito, eu senti isso na pele várias vezes.

Trabalho
12 meses atrás
Seja a melhor opção na busca por ofertas de emprego

Seja a melhor opção

O índice de desemprego no Brasil ainda é bem alto, mas não é só por falta de vagas de trabalho, existe um grande desânimo no mercado profissional com a insatisfação dos profissionais por motivos variados, além disso tem a falta de pessoas especializadas para os serviços, ou seja, existem oportunidades o que falta muitas vezes são profissionais assim como você: qualificados para o trabalho.

Demorei para descobrir isso, mas ser humilde demais e ter vergonha de se posicionar como um ótimo profissional não tem vantagens, trabalhe seu marketing pessoal e certamente a vaga será sua, afinal de contas é isso que as empresas procuram, profissionais competentes, responsáveis, que conhecem do assunto que o oficio pede, criterioso, idôneo, capacitado e acima de tudo, honesto.

A procura de emprego ou mesmo de mudança de empresa pede que você seja altruísta em seu posicionamento, pense como o recrutador, você escolheria o candidato cheio de vantagens e extrovertido ou aquele que não sabe nada? Em casos de empresas sérias, nós já sabemos a resposta.

Mostrar liderança costuma ser um diferencial para boas vagas, a menos que a empresa busque um funcionário sem expectativas de carreira, que certamente não é o seu caso, mostrar que você sabe como resolver problemas, sendo proativo e fazendo o melhor trabalho sempre, isso mostra que você será capaz de organizar e gerenciar a rotina da equipe, trazendo bons resultados para a empresa.

Perguntas sobre entrevista de emprego e respostas

Descrever quem você é na hora da entrevista, incluindo qualidades e defeitos é um grande desafio, sempre procure chegar preparado para essa questão tão importante.

Quais as perguntas mais frequentes em uma entrevista de emprego? Existem algumas perguntas clássicas que quase todo recrutador faz, é muito bom você pensar nelas antes de chegar lá e acabar não sabendo o que responder, estas foram algumas que eu ouvi em diversas conversas.

Um erro muito comum que eu notei nesses anos em entrevistas foi que muitos dos candidatos acabam indo para a procura de emprego no desespero, sem saber o tipo de vaga nas quais se sentiriam confortáveis ou para as quais possuem aptidão, não ter um objetivo claro pode mostrar desinteresse ou até mesmo seu medo de ficar sem trabalho pode fazer você perder boas oportunidades. Se você não sabe qual seu mercado, recomendo que faça um teste vocacional, assim você poderá ter uma boa base para se guiar na área escolhida, além disso, com o resultado, você poderá focar seus esforços para vagas de atuação nas áreas que ele se identifica.

  • Por que você quer trabalhar nesta empresa? – As melhores organizações querem que você vista a camisa da empresa, ou seja, querem profissionais atuantes e ativos, que não tenham medo de arregaçar as mangas e trabalhar em nome do negócio, por isso saiba responder essa pergunta com sabedoria e posicionamento positivo.
  • Qual o seu nível de inglês – Essa é uma das maiores provas que não adianta mentir no currículo, se você se apresentar dizendo que é avançado na linguagem e não souber nada, vai passar vergonha quando o entrevistador começar a te fazer perguntas e inglês e você não souber responder nada.
  • Quais são seus pontos fortes e fracos? – A autoavaliação é de grande importancia para saber o quanto você está avançado psicológicamente, tanto profissionalmente quanto pessoalmente, fuja das respostas padrões como “sou muito perfeccionista” ou “eu sou muito ansioso”, também não precisa contar seus segredos, basta apresentar um quadro real das qualidades e defeitos, com isso será possível avaliar seu posicionamento no trabalho.
  • Qual sua pretensão salarial? – Seja claro nessa questão, pois com base na sua opinião o recrutador saberá se a firma tem condições de atender às suas expectativas financeiras, isso é bom para ambos os lados poderem se posicionar quanto ao desenrolar da entrevista.
  • Como você se imagina daqui a 5 ou 10 anos? – Esta é uma pergunta chave que geralmente é feita para definir a entrevista, se seus objetivos são contrários ao que a empresa acredita, já será descartado. As instituições esperam que você queira um plano de carreira dentro da empresa, levando sua carreira e o negócio para o futuro, avançando e crescendo dentro do trabalho, também vale a pena falar da sua vida pessoal, conte como pretende formar sua família ao longo dos anos.

Eu que sou ansioso demais sei o quanto parece difícil manter a calma diante das informações negativas do mercado que vemos diariamente, mas a velha dica de continuar em frente e manter a cabeça erguida é o que vale, resiliência e pensamento positivo fazem toda a diferença, pense que em meio a tantas oportunidades, só precisamos de um sim e ele vai chegar se você continuar tentando.

Não basta fazer bonito na entrevista de emprego, tem que mostrar no dia a dia que você é um ótimo profissional. Certos estilos de liderança contribuem para uma melhor eficácia em algumas empresas, mas não existe um único estilo ótimo para aprender a liderar. Fato é que nem todo mundo que é bom profissional, é um bom líder. E nem todo mundo que é líder, é bom.

Quem é Alan Corrêa?

Olá, meu nome é Alan Corrêa, sou formado em marketing e trabalho com internet desde 2011. Sou apreciador de boa comida, viciado em novos sabores e adoro conhecer novos lugares... Leia Mais

Vamos Bater um Papo?