Vida
3 meses atrás

Quais as perguntas mais frequentes em uma entrevista de emprego? isso foi o que eu aprendi na busca por vaga de trabalho

Quais as perguntas mais frequentes em uma entrevista de emprego? isso foi o que eu aprendi na busca por vaga de trabalho

Que tipo de perguntas são feitas em uma entrevista de emprego? Depois de conseguir aprender como preencher um currículo, você é finalmente é chamado para uma dúzia de entrevistas para vagas de emprego, chegou a hora de selecionar as melhores opções que mais interessam e se preparar para uma longa bateria de conversa com o gestor que poderá definir sua carreira naquela empresa.

Em uma das minhas primeiras entrevistas de emprego, eu lembro que estava muito calor, era em uma grande empresa famosa ser inovadora e ter uma comunicação jovem e atual, arrisquei e fui de bermuda jeans, quando encontrei com o entrevistador eu já saquei que aquela seria a última vez que eu pisava naquela sala, pois a empresa até poderia querer parecer “descolada”, mas seus profissionais de recrutamento eram arcaicos e bem longe daquela visão jovem, foi uma lição aprendida, desde então só fui vestido adequadamente.

Lembrando destas experiências com entrevistas de emprego, conversei com o especialista em gestão de RH, Diógenes Garcia, ele relacionou algumas questões importantes para quem está atrás de uma boa oportunidade de trabalho.

Vista-se adequadamente

A roupa ideal para a entrevista de emprego é aquela que a vaga pede, algo mais formal ou casual, mas nunca ousado.

“A vestimenta tem que ser de acordo com a vaga pretendida, um trabalho em escritório de advocacia pede uma roupa social, é o mais adequado, já para uma vaga em um escritório de vendas, você pode optar por um visual esporte chique que cai bem, ambos focado no social, nada de roupas informais, afinal é sua imagem que você está querendo trabalhar”, esclarece.

Diógenes ainda faz um alerta para quem pretende tentar usar algo mais informal: “Homens devem evitar a todo custo as bermudas, pois elas não passam a seriedade necessária. Apesar de parecer algo machista, infelizmente o mercado pede que as mulheres devam evitar saias curtas ou decotes profundos, pois isso pode deixar o recrutador desconfortável”, indica Diógenes.

Fale sobre você. Quais são seus pontos fortes e fracos?

Eu já ouvi, mas não consegui falar aquela clássica “meu maior defeito é ser perfeccionista demais”, isso pode até ter funcionado um dia, mas nos dias de hoje soa como uma grande mentira, fale realmente o que você acredita, sua honestidade e valores, certamente será mais impressionante, afinal de contas você acredita que é a pessoa ideal para aquela vaga, não é?

“Nas respostas seja firme, não desvie olhares quando estiver cara a cara com o entrevistador, sempre responda com certeza e clareza, não fique em cima do muro e procure sempre olhar nos olhos do recrutador, isso demonstra confiança e honestidade, no mercado existe o padrão que pessoas que olham pra baixo ou ficam balançando a cabeça não são de confiança e acabam não tendo credibilidade nas respostas, outra dica é não aceitar tudo logo de cara, as vezes um NÃO bem falado com jeito te ajuda mais do que SIM sem confiança”, esclarece.

Você também deve perguntar

Para mostrar interesse no trabalho, é indicado que você também faça perguntas. “Entre as principais perguntas a serem feitas devem ser sobre a empresa, afinal de contas, você tem que saber o ramo dela, sua história e rota, uma dica é pesquisar sobre ela antes da entrevista, questione ao recrutador o horário de jornada, plano de carreira e missão, isso demonstra que você quer crescer na empresa, não tenha medo, também é importante questionar o valor do salário, assim vc já mata na entrevista se quer continuar ou não tentando aquela vaga, um erro comum de muitos é fazer todo o processo e aí no final vê que o salário não era o esperado e pede pra sair, fazendo com que ambos tenham perdido tempo. Seja sempre claro e objetivo porque depois não tem volta”, alerta Diógenes.

Seja a melhor opção, você é o candidato ideal e a primeira impressão é a que fica

“Lembrando que em toda entrevista você deve chegar de 20 a 15 minutos antes do horário marcado, não se atrase e nunca reclame do emprego anterior ou para algum colega ao lado, afinal você não conhece a pessoa, pode ser um recrutador disfarçado de candidato”, finaliza Diógenes Garcia.

Perguntas mais frequentes na entrevista de emprego

Existem algumas perguntas clássicas que quase todo recrutador faz, é muito bom você pensar nelas antes de chegar lá e acabar não sabendo o que responder, estas foram algumas que eu ouvi em diversas conversas.

Por que você quer trabalhar nesta empresa? – As melhores organizações querem que você vista a camisa da empresa, ou seja, querem profissionais atuantes e ativos, que não tenham medo de arregaçar as mangas e trabalhar em nome do negócio, por isso saiba responder essa pergunta com sabedoria e posicionamento positivo.

Qual o seu nível de inglês – Essa é uma das maiores provas que não adianta mentir no currículo, se você se apresentar dizendo que é avançado na linguagem e não souber nada, vai passar vergonha quando o entrevistador começar a te fazer perguntas e inglês e você não souber responder nada.

Quais são seus pontos fortes e fracos? – A autoavaliação é de grande importancia para saber o quanto você está avançado psicológicamente, tanto profissionalmente quanto pessoalmente, fuja das respostas padrões como “sou muito perfeccionista” ou “eu sou muito ansioso”, também não precisa contar seus segredos, basta apresentar um quadro real das qualidades e defeitos, com isso será possível avaliar seu posicionamento no trabalho.

Qual sua pretensão salarial? – Seja claro nessa questão, pois com base na sua opinião o recrutador saberá se a firma tem condições de atender às suas expectativas financeiras, isso é bom para ambos os lados poderem se posicionar quanto ao desenrolar da entrevista.

Como você se imagina daqui a 5 ou 10 anos? – Esta é uma pergunta chave que geralmente é feita para definir a entrevista, se seus objetivos são contrários ao que a empresa acredita, já será descartado. As instituições esperam que você queira um plano de carreira dentro da empresa, levando sua carreira e o negócio para o futuro, avançando e crescendo dentro do trabalho, também vale a pena falar da sua vida pessoal, conte como pretende formar sua família ao longo dos anos.

Deixe seu comentário

Conheça mais o Fusne

O Fusne é um site para quem ama internet, nós somos especializados em comprar online. O que você vai encontrar por aqui é escrito por humanos, que vivem fazendo compras online, assim como você, então entende as suas dificuldades e tristezas nessas horas. O material do Fusne é testado várias e várias vezes pela equipe... Leia Mais