Trabalho
2 meses atrás

PJ ou CLT: porque resolvi abrir empresa e parei de bater o ponto

PJ ou CLT: porque resolvi abrir empresa e parei de bater o ponto

Confesso que nunca gostei de bater o ponto diariamente, então assim que tive chance fui saber como abrir uma empresa simples, tive essa vontade desde que comecei a mandar currículo para meu primeiro emprego, mas descobri que não era tão fácil e envolvia uma burocracia bem grande.

Porque eu escolhi abrir empresa

Acordar cedo, seguir uma rotina fixa, bater cartão e ter que aturar as cobranças e caprichos de chefes nunca me fizeram feliz dentro de nenhuma empresa que eu trabalhei, ter que perguntar e conseguir aprovação para cada passo que eu queria dar no desenvolvimento de projetos era outra grande dificuldade, pois bem, minha vontade de ser líder da minha própria carreira em busca da liberdade de criar dentro do meu próprio trabalho, sabendo que esse tipo de coisa só está disponível em altos cargos, que demora a chegar e não são tão bem recompensados quanto deveria. Sem uma saída dentro do sistema CLT (Consolidação das Leis do Trabalho), resolvi apostar minhas fixas ao ser PJ.

Outro motivo pelo qual eu optei pelo formato PJ (Pessoa Jurídica) é pela legalização do negócio, antes disso a forma de contabilizar e pagar os devidos impostos pelo chamado “Programa Carnê-Leão” era bem difícil e trabalhoso, além disso muitas pessoas pedem nota fiscal pelos serviços prestados, apenas com o CNPJ em ordem eu pude começar a atender esses clientes.

Planejamento é necessário

Além da vontade, você vai precisar se planejar para este novo modo de trabalho e até mesmo de vida, sentindo-se confiante com seu perfil empreendedor, precisará saber a realidade do mercado e organizar um plano de negócios, só assim conseguirá criar uma projeção real para ver se o negócio tem futuro, além de abrir caminho para a criação de estratégias de posicionamento no mercado, isso incluí analisar o público-alvo e a concorrência.

Quais os tipos de empresa

Existe uma grande variedade de opções na hora de escolher quais os tipos de empresa que você pode abrir ou se enquadra, fui recomendado a abrir empresa pela internet no chamado MEI, criada em 2009, pela Lei Geral da Micro e Pequena Empresa, é uma categoria que possibilita a formalização de profissionais autônomos, aqueles que trabalham por conta. Desta forma é possível ter um CNPJ (Cadastro Nacional de Pessoas Jurídicas), que facilita a abertura de conta bancária, o pedido de empréstimos e a emissão de notas fiscais.

Apesar desta opção parecer favorável, eu me senti mais confortável a abrir uma pelo Simples Nacional (Sistema Integrado de Pagamento de Impostos e Contribuições Federais das Microempresas e Empresas de Pequeno Porte) é uma alíquota única para o pagamento de diversos impostos e contribuições federais. Tudo sem burocracia: o pagamento é feito por um só documento, o DARF-SIMPLES, uma única vez e em uma única data.

Além destas duas opções, você ainda terá que definir se prefere ser um empresário individual ou formar uma sociedade com alguém, como o meu problema inicial já era o de ter que prestar contas a outras pessoas, sociedade nunca me pareceu uma boa escolha, mas vai de cada um.

Como abrir uma empresa

Antes de se aventurar por aí, recomendo que você procure informações de como proceder com profissionais qualificados, como muitos cobram por essas informações, uma boa solução grátis é com o SEBRAE, que te passa uma série de informações importantes.

A lista de exigências na hora da abertura não é pequena (veja aqui), a documentação necessária inclui dados pessoais e informações sobre como será seu empreendimento, como nome e local.

Contabilidade

Não dá para abrir uma pequena empresa sem um contador, você vai precisar dos serviços deste profissional para encarar toda a burocracia que o governo pede, e não são poucas, algumas simplesmente impossíveis de se resolver sozinho, além disso o contador irá ser o responsável pelos cálculos da sua empresa, como os impostos mensais que você precisa pagar.

Tenha em mente que a função do contador é de ser seu parceiro, te ajudando com a documentação necessária para manter seu negócio, então procure um bom profissional que seja experiente no mercado, só assim você terá alguém que enxergue o andamento da empresa e poderá ajudar a alcançar os objetivos traçados por você, além disso ele deve garantir um bom controle interno das finanças.

Não é tudo perfeito

Fazer seu próprio horário, não ter que bater cartão e ser o único responsável pelo seu sucesso pode parecer um caminho perfeito para a carreira, confesso que eu me enquadrei muito bem neste modelo por ter grandes problemas para trabalhar de acordo com os métodos tradicionais, mas não é bem assim pra todo mundo, antes de largar o trabalho e se aventurar livremente você precisa lembrar que irá perder uma série de fatores que só a carteira de trabalho assinada te dá. Benefícios como vale alimentação e vale transporte não farão mais parte da sua realidade, todos os gastos sairão diretamente do seu bolso.

Confesso que sinto muita falta de alguns aspectos de ser empregado, como por exemplo a chance de largar o trabalho quando o expediente acaba, isso não existe mais, sou obrigado a sempre acabar todo o trabalho e muitas vezes o dia acaba e eu continuo noite a dentro para conseguir terminar os projetos.

No balanço geral eu recomendo que você trabalhe por sua conta, esqueça a pressão do chefe e seja o único responsável pela sua carreira. Uma dica importante que vale de norte para mim é separar o dinheiro pessoal do profissional, isso ajuda muito na hora de fechar as contas e ver se estou tendo algum lucro, outra boa dica é reservar um fundo de emergências, pois em caso de acidentes ou problemas que te impeçam de trabalhar e o fluxo de grana deve diminuir sem que você possa pedir ajuda a ninguém, você poderá recorrer ao seu fundo de reservas par se manter.

Deixe seu comentário

Conheça mais o Fusne

O Fusne é um site para quem ama internet, nós somos especializados em comprar online. O que você vai encontrar por aqui é escrito por humanos, que vivem fazendo compras online, assim como você, então entende as suas dificuldades e tristezas nessas horas. O material do Fusne é testado várias e várias vezes pela equipe... Leia Mais