O que é sustentabilidade? Um resumo pra você do que eu acho

O que é o meio ambiente e sua preservação para você? Pois o conceito de sustentabilidade é muito mais amplo do que apenas reciclar latas de alumínio em troca de um pouco de dinheiro.

Natureza
11 meses atrás
O que é sustentabilidade? Um resumo pra você do que eu acho

O meio ambiente depende de você ou você depende dele?

A palavra “sustentabilidade” nunca foi tão ouvida como nos últimos tempos, não é? Mas você sabe realmente o que ela significa?

Agir com sustentabilidade é explorar áreas ou fazer o uso de recursos planetários – sendo eles naturais ou não – de uma forma que cause menos impacto possível no equilíbrio entre o meio ambiente e os seres humanos. A sustentabilidade abrange vários níveis de organização, desde a vizinhança local até o mundo todo.

Sustentabilidade nas empresas

Para que um empreendimento humano seja considerado sustentável, ele precisa ser ecologicamente correto, economicamente viável, socialmente justo e culturalmente diverso.

Por mais que pareça algo difícil de se colocar em prática e em muitos casos, economicamente ainda mais complicado, não é bem assim. Mesmo nas ações mais impactantes no meio ambiente (como a mineração, a extração vegetal, a agricultura em larga escala, a fabricação de papel e celulose e todas as outras), o uso de práticas sustentáveis mostrou-se economicamente viável, e em muitos deles, ainda trouxe um “fôlego” financeiro além do esperado.

Como ser uma pessoa mais sustentável

Mas existem várias pequenas coisas que podemos fazer também no nosso dia-a-dia, que são consideradas ações sustentáveis, como:

  • Colocar baldes e bacias em dias de chuva para coletar água e usá-la para regar as plantas que ficam em locais cobertos.
  • Reutilizar a água que foi usada para lavar roupas, na lavagem de garagens, quintais e calçadas.
  • Separar o lixo reciclável em casa e se informar onde você pode levar ou se alguém vai até sua casa buscar.
  • Evite usar detergentes e outros produtos químicos na limpeza de casa o máximo possível.
  • Diminuir o uso (ou se possível, eliminar de vez) de sacolas plásticas.
  • Jamais jogue lixo na rua.
  • Não deixe lâmpadas acesas se não for necessário, e desligue das tomadas os eletrodomésticos se não estiver usando também.
  • Combine com colegas para irem juntos no mesmo carro ao trabalho, escola ou passeio, ou opte por usar transporte público de vez em quando.

Se cada um fizer sua parte, o mundo vai aos poucos retomando seu equilíbrio natural. E vamos combinar… não custa nada mudar um pouquinhos alguns hábitos, não é? Até porque, não só nós mesmos vamos ter benefícios com isso, mas também as gerações futuras, inclusive seus filhos e netos!

Quem é Alan Corrêa?

Olá, meu nome é Alan Corrêa, sou formado em marketing e trabalho com internet desde 2011. Sou apreciador de boa comida, viciado em novos sabores e adoro conhecer novos lugares... Leia Mais

Vamos Bater um Papo?