Fui calcular IMC e descobri que a bioimpedância funciona melhor

Fui calcular IMC e descobri que a bioimpedância funciona melhor

Estava pesquisando como calcular o IMC, para poder medir meu desenvolvimento na academia, pois como tantos outros, sofro com o controle do peso, mas nos últimos tempo tenho me esforçado bastante na academia e buscado uma dieta mais saudável.

Com o levantamento de pesos em dia e seguindo a dieta paleolítica, queria saber se meu índice de massa corporal (IMC) estava melhor, afinal de contas eu passei de um completo sedentário para uma pessoa mais ativa nos últimos anos, esteticamente estou melhorando e estava na busca por essa medida internacional que usada para calcular se uma pessoa está no peso ideal. Desenvolvido pelo polímata Lambert Quételet no fim do século XIX, trata-se de um método fácil e rápido para a avaliação do nível de gordura de cada pessoa, sendo, por isso, um preditor internacional de obesidade adotado pela Organização Mundial da Saúde (OMS).

Calculo do IMC

Basicamente base para o a fórmula do IMC é a mesma para todas as pessoas, variando de acordo com os valores considerados como referências para a classificação do seu peso, um exame mais completo leva em consideração características suas, como idade, sexo, percentual de gordura, entre outros aspectos, antes de um diagnóstico, mas eu não achei muito justo ter atingido o IMC de 33,5, o que me leva segundo a tabela do índice como Obesidade Grau I.

Para calcular do IMC, divida o seu peso (em quilos) pela sua altura (em metros) elevada ao quadrado, ou seja, altura x altura. Veja a fórmula: IMC = P(peso em quilos)/A² (altura x altura, em metros).

Segundo o Ministério da Saúde, esta é uma das maneiras de saber se o seu peso está adequado à sua altura é calculando o Índice de Massa Corporal (IMC). O resultado dessa fórmula matemática poderá indicar, por exemplo, se você está com peso adequado, se apresenta magreza, sobrepeso ou obesidade. Considere apenas como um ponto de partida, pois o IMC não avalia o seu estado nutricional como todo e precisa ser interpretado por um profissional de saúde, que analisará uma série de outras medidas e características suas, como idade, sexo, percentual de gordura, entre outros aspectos, antes de um diagnóstico.

Bioimpedância funciona melhor

Ao contrário do resultado que eu time com o calculo do IMC, o exame de bioimpedância tem muito mais precisão nos resultados sobre a composição corporal, pois este método é o mais preciso para avaliação de acordo com o Consenso Latino Americano de Obesidade.

Bioimpedância como fazer

O exame deve ser feito por um profissional, mesmo assim a rapidez da realização é um ponto positivo, pois ele leva poucos minutos, sem precisar de agulhas ou qualquer outro desconforto. O calculo leva em consideração: Peso, massa de músculo esquelético, massa de gordura corporal, água corporal total, massa livre de gordura, IMC, percentual de gordura corporal, relação cintura-quadril, taxa de metabolismo basal, controle de gordura, controle de músculos, análise segmentada de massa magra (quatro membros e tronco) e impedância de cada segmento.

Com base nesse cálculo é possível obter a composição corporal, diagnóstico de obesidade, controle músculo-gordura, massa magra segmentar, gordura segmentada, impedância e além disso tudo, em decorrência do exame você poderá ter um plano de exercícios personalizado de acordo com seu corpo.

O importante é continuar focado

Ainda estou muito longe do IMC ideal para conseguir me sentir bem na praia, mas continuar na busca por uma vida mais saudável é parte fundamental para conseguir resultados melhores, agora é focar em melhor meus rendimentos nos treinos e continuar fugindo das delícias dos fast-foods e continuar com uma boa dieta.

Deixe seu comentário:

+ Vida

Comprar a cama e colchão certos fizeram a diferença na minha vida
Comprar a cama e colchão certos fizeram a diferença na minha vida
Quais as perguntas mais frequentes em uma entrevista de emprego? isso foi o que eu aprendi na busca por vaga de trabalho
Quais as perguntas mais frequentes em uma entrevista de emprego? isso foi o que eu aprendi na busca por vaga de trabalho
Baixar PDF grátis e ler livros online de romance me fizeram refletir sobre o que eu perdi na escola
Baixar PDF grátis e ler livros online de romance me fizeram refletir sobre o que eu perdi na escola
Curiosidades sobre futebol que eu não sabia
Curiosidades sobre futebol que eu não sabia

Tags:, , , , , , , , , , , , , , , , , , , , ,