Vida
3 meses atrás

Como um currículo personalizado fez a diferença na busca por vaga de emprego

Como um currículo personalizado fez a diferença na busca por vaga de emprego

Desde que eu fui atrás do currículo para meu primeiro emprego, sempre tive dificuldades em saber como preencher e achar um modelo pronto, acabei passando para uma vaga de trabalho no telemarketing, mas sentia que não era aquilo que eu queria fazer, afinal de contas eu fazia um curso de webdesign e queria seguir carreira como desenvolvedor web.

Após 4 meses em um trabalho que não me agradava, resolvi partir para a busca por uma vaga de emprego em uma agência, mas os currículos tradicionais não estavam surgindo nenhum efeito, pelo contrário, sem um portfólio completo e não estar cursando nenhuma faculdade de artes ou design, eu não tinha chances de encontrar um trabalho como o que eu queria.

A solução que eu encontrei na época foi partir para mostrar meu trabalho diretamente no currículo, elaborei uma apresentação que se parecesse quase como um cartaz, bem diagramado (na medida do possível do que eu conhecia), resolvi arriscar, uma vez que os métodos tradicionais não estavam surgindo efeito.

Este é o modelo do meu currículo que atraiu a atenção de vários entrevistadores e que me fez ter meu primeiro emprego desejado. Elaborado em 2008:

Currículo - Alan Correa - 2008
Currículo – Alan Correa – 2008

Vagas de empregos tradicionais pedem currículos formais

Conversando com o gestor de RH, Diógenes Garcia, descobri que esse tipo de currículo que eu elaborei só funciona para áreas criativas, para as demais vagas de trabalho, vale a pena elaborar uma apresentação formal e bem clara.

“Currículo bem elaborado ajuda na facilidade do recrutador analisar, um currículo poluído de muitas informações desnecessária ocupa tempo do recrutador, e como hoje em dia tudo é corrido, o candidato a vaga tem que colocar o nome, idade, telefone e endereço com descritivos sobre zona norte, sul, leste ou oeste, mais o e-mail e ponto focal, depois deve colocar o objetivo qual a vaga que você quer é quando o candidato for encaminhar o currículo coloque o objetivo que a vaga pede, como “Auxiliar de almoxarifado”, “Analista Jr.”, “Técnico de vendas”, cada área tem seu objetivo distinto não encaminhar um currículo de RH para o setor vendas tem que ficar atento é mas aconselhável fazer três currículo diferente do que mandar com objetivo errado para o setor que não está precisando”, conta o especialista.

“Outro ponto focal é a escolaridade, se você tem ensino médio completo ou graduado, não precisa colocar o nome da escola, caso o candidato tenha feito graduação coloque o curso e o término, ou se ainda estiver cursando, colocar a previsão”, ensina.

Diógenes ainda esclarece que não se deve mentir no currículo. “Cursos complementares como inglês, só devem ser colocados se você realmente fez, caso ao contrário não invente, por que para um recrutador que vê um inglês básico ou intermediário, já muda de figura. Próxima etapa no currículo é descrever os emprego anteriores, partindo do mas recente para o último emprego, coloque no máximo os 4 anteriores, ficando atento na vaga pretendida, você não vai colocar em uma vaga de auxiliar de vendas se você trabalhou de babá, coloque o nome da empresa, o ano que permaneceu na empresa, lembrando que você tem que facilitar para o recrutador é não colocar 20/04/2016 até 21/12/2017 isso só atrapalha, deixe a data descritiva, depois apresente um resumo de suas funções, do que realmente você fazia, de uma forma bem resumida, outro ponto é ficar atento a mentira, uma data errada demonstra que você não é um funcionário de confiança, então não invente nada no currículo”.

É sempre importante mostrar que além de um simples número, você é um cidadão atuante. “Sobres serviços voluntários, caso tenha feito algum, é sempre bom colocar, a maioria das empresas estão dando uma atenção maior para quem participa ou participou de projeto sociais”.

O gestor finaliza falando dos acréscimos importantes. “Tome cuidado com suas postagem em redes sociais, hoje as empresas quando analisam currículos, sempre pesquisam na internet pelo perfil do candidato, afinal de contas é nas redes sociais que você demonstra quem realmente é”, esclareceu Diógenes.

Currículo pronto para preencher no Word

Para quem procura por um modelo pronto para preencher, basta usar este do link abaixo, fique à vontade para fazer o download e usar como precisar:

Sei que é difícil aguardar até a resposta. Cada empresa tem um processo que pode variar de dias a meses. Caso o entrevistador não tenha determinado o prazo, a dica é esperar no mínimo duas semanas. Porém, se o prazo expirou e ele não retornou, recomenda-se entrar em contato de 3 a 5 dias.

Deixe seu comentário

Conheça mais o Fusne

O Fusne é um site para quem ama internet, nós somos especializados em comprar online. O que você vai encontrar por aqui é escrito por humanos, que vivem fazendo compras online, assim como você, então entende as suas dificuldades e tristezas nessas horas. O material do Fusne é testado várias e várias vezes pela equipe... Leia Mais