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3 meses atrás

Como fazer Análise SWOT prática e rápida

Como fazer Análise SWOT prática e rápida

Desde a época da faculdade de marketing, sempre ouvi que a análise SWOT de uma empresa é fator definitivo para a criação de estratégias para qualquer empreendedor, do iniciante ao avançado, porque com ela podemos definir objetivos claros e prátis, sempre com muito pé no chão e visando o desenvolvimento sustentável do negócio, eu sabia disso, mas só fui ver exemplos reais quando abri minha empresa.

O que é Análise SWOT?

Também chamada de Matriz SWOT, é uma criação de Albert Humphrey, ele desenvolveu esta técnica nos anos 70 com base em dados da revista Fortune das 500 maiores corporações enquanto era líder em pesquisas na Universidade de Stanford.

O termo SWOT é uma sigla oriunda do idioma inglês, e é um acrónimo de Forças (Strengths), Fraquezas (Weaknesses), Oportunidades (Opportunities) e Ameaças (Threats). Para tentar facilitar a compreensão da técnica em português, alguns brasileiros mudaram o nome para Análise FOFA (Forças, Oportunidades, Fraquezas e Ameaças).

As vantagens são inúmeras para os mais diversos tipos de negócios, entre as principais características está de encontrar oportunidades de vendas ou analisa as ondições de mercado e capacidades da empresa no geral.

Objetivos

Todo empreendedor sério se preocupa com a análise da empresa para desenvolver sus estratégia com planejamento, seguindo sempre sua metodologia dentro do seu plano de negócios, a técnica SWOT chega para complementar a criação do planejamento estratégico da sua rotina.

Com base nela você saberá ou poderá criar planos para agir sobre suas forças e fraquezas, as quais você tem influência direta, mas sem perder de vista as forças externas, nas quais você não influencia diretamente, mas precisa estar sempre ligado para que seu caminho não seja bloqueado por fatores desconhecidos ou que você sofra com surpresas negativas.

Como aplicar

Existem algumas formas diferentes e variações de como se criar a tabela de análise, abaixo você encontra a mais simples e prática, que eu costumo usar com frequência:

Análise SWOT
Análise SWOT

Basta você seguir este exemplo prático, dividido em quatro áreas e separados por: forças, fraquezas, oportunidades e ameaças, onde os dois primeiros são os fatores internos da sua empresa e os dois seguintes são relativos ao ambiente externo.

Ambiente interno (Forças e Fraquezas): Integração dos Processos, Padronização dos Processos, Eliminação de redundância, Foco na atividade principal

Ambiente externo (Oportunidades e Ameaças): Confiabilidade e Confiança nos dados, Informação imediata de apoio à Gestão e Decisão estratégica, Redução de erros.

As forças e fraquezas são determinadas pela posição atual da empresa e relacionam-se, quase sempre, a fatores internos. Estas são particularmente importantes para que a empresa rentabilize o que tem de positivo e reduza, através da aplicação de um plano de melhoria, os seus pontos fracos. Já as oportunidades e ameaças são antecipações do futuro e estão relacionadas a fatores externos, que permitem a identificação de aspectos que podem constituir constrangimentos (ameaças) à implementação de determinadas estratégias, e de outros que podem constituir-se como apoios (oportunidades) para alcançar os objetivos delineados para a organização.

Vale a pena?

Assim como outros métodos conhecidos para criar um posicionamento da sua empresa, a análise SWOT é um ótimo exemplo que se deve ser praticado, afinal de contas, sua aplicação prática é bastante fácil e te traz um visão bastante completa de forma geral, claro que você não deve seguir apenas esta técnica, mas ela será uma poderosa aliada na criação do seu planejamento, isso é bastante importante. Para mim como pequena empresa, esta é uma boa forma de ter uma visão ampla de como está meu negócio e quais serão meus passos para aproveitar meus pontos fortes, para assim tirar o máximo de proveito das oportunidades detectadas.

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