Carros do futuro que voam: eu quero viver essa realidade onde será fácil traçar rota e viajar dormindo

Carros do futuro que voam: eu quero viver essa realidade onde será fácil traçar rota e viajar dormindo

Desde que eu me entendo por gente eu ouço sobre carros do futuro voadores, as promessas de que os Jetsons chegaram em breve acontecem a tanto tempo que já parecem algo do passado e ultrapassados, mesmo vivendo em uma realidade onde ainda não conseguimos nem mesmo nos livres dos combustíveis fósseis em busca de uma sustentabilidade cada vez mais utópica.

Imagine alguns anos a frente, você vai traçar a rota pelo seu celular, irá aguardar uma unidade autônoma chegar até você, não terá a preocupação de fazer o calculo de combustível para viagem, após embarcar poderá acessar a internet ou apenas dormir enquanto o veículo irá voando até o destino escolhido.

As cidades não aguentam mais carros

A ideia não é nova, o sonho já habitava a cabeça de gênios como Leonardo da Vinci, o primeiro projeto realmente quase funcional foi desenvolvido em 1940 por Jess Dixon, passando por modelos de Henry Ford chamado de “sky flivver”, mas até hoje não podemos comprar nossos próprios carros voadores para pilotarmos e talvez jamais poderemos, pois quando esta tecnologia finalmente estiver disponível, provavelmente serão autônomos.

A revolução do Uber e da computação nas nuvens com GPS

O formato do Uber, que trouxe o acesso a motoristas particulares em apenas alguns poucos cliques no celular foi o início desta revolução para nos afastarmos da direção tradicional e serve de modelo que é possível criar sistemas mais inteligentes para o transporte urbano, coletivo e individual.

Imagine que incrível juntar tudo com a chamada internet das coisas, a inteligência do Waze em descobrir os melhores caminhos com a praticidade do Uber e a autonomia dos carros sem condutores, este certamente é o caminho em que estamos chegando, onde não teremos ou poderemos mais dirigir nossos próprios carros, para trocarmos por um sistema totalmente automatizado.

Para os incentivadores das novas tecnologias este é o futuro seguro onde os acidentes de carros serão raros e as mortes em trânsito quase inexistentes, mas para os pilotos de rodovias, esse assunto na verdade causa uma verdadeira indignação, pois a sensação de trocar marchas e acelerar ficará apenas nos video-games.

Tudo será nas nuvens

Quando o projeto da tecnologia de computação nas nuvens foi apresentada, não faltaram críticas e especialistas dizendo que esta ideia não daria certo, pois qual grande empresa iria confiar seus dados importantes a servidores de terceiros, hoje não existe uma forma mais segura do nos servidores alugados em datacenters da Amazon, Google Cloud ou Microsoft.

Carros voadores de verdade

Já existem alguns modelos funcionais, como é o caso do Aeromobil, uma espécie híbrida de carro com avião, a ideia até parece bizarra, mas é bem legal, o novo modelo já está em pré-venda e deve chegar para os primeiros compradores em 2020. A ideia é bem popular, mas o preço é competitivo apenas com os maiores super carros do mundo, entre US1,3 a US 1,7 milhões, muita gente vai ficar só na vontade.

Em Dubai, como sempre, a coisa já está mais avançada e ostentada pelos Sheikhs da região que conta com o táxi-drone funcional por 30 minutos sem controle remoto, com baterias extras, rotores e paraquedas. A tecnologia foi desenvolvida pela empresa alemã Volocopter se assemelha a um pequeno helicóptero de dois lugares, os testes sem tripulação já começaram e estão sendo um sucesso.

Na outra ponta está a gigante aeroespacial Airbus, que deve lançar seu táxi voador até 2020, o Kity Hawk, o projeto tem apoio do cofundador do Google, Lary Page e da Uber.

Deixe seu comentário:

+ Tecnologia

G Suite: Como o Google Meu Negócio pode ajudar sua empresa
G Suite: Como o Google Meu Negócio pode ajudar sua empresa
Comprar livros na Amazon é confiável e um bom negócio
Comprar livros na Amazon é confiável e um bom negócio
O que é internet das coisas e como eu acho que isso vai mudar o mundo
O que é internet das coisas e como eu acho que isso vai mudar o mundo
Clube mostro de lojas online confiáveis para comprar online
Clube mostro de lojas online confiáveis para comprar online

Tags:, , , , , , , , , , , , , , , , , ,